Naturopatia

A naturopatia é uma abordagem de cuidados de saúde holística que se baseia nos princípios da medicina natural e no poder do equilibrio inerente do corpo humano. Ela enfatiza a prevenção de doenças, a manutenção da saúde e o tratamento de desequilíbrios utilizando métodos naturais verificando as reais deficiências.

Os naturopatas procuram identificar e tratar as causas subjacentes de patologias físicas e emocionais, em vez de apenas tratar os sintomas. Eles levam em consideração a interação entre o corpo, mente, emoções, reconhecendo que esses aspectos estão intimamente ligados e influenciam a saúde de uma pessoa.

Os tratamentos naturopáticos podem incluir uma variedade de abordagens, como: fitoterapia (uso de plantas medicinais), terapia nutricional, exercícios físicos, terapia de desintoxicação, suplementação, terapia floral e aconselhamento sobre estilo de vida saudável.

Os naturopatas também consideram o utente como um parceiro ativo no processo de auto-cura e educação em saúde. Eles buscam capacitar os indivíduos a assumirem responsabilidade por sua própria saúde, fornecendo orientações personalizadas e promovendo mudanças positivas no estilo de vida implementando hábitos saudáveis.

É importante destacar que a naturopatia não substitui a medicina convencional, mas pode ser usada como complemento em certos casos. Os naturopatas geralmente trabalham em conjunto com outros profissionais de saúde para fornecer uma abordagem abrangente e integrativa ao cuidado ao utente.

Uma pessoa que não apresenta sintomas aparentes ou doença não é necessariamente saudável. Se os componentes psíquicos estão fora de equilíbrio, o estado de saúde já está doente. Quando a relação entre o Homem e o Universo se torna conflituosa, estamos numa pré-disposição mórbida e aparecem as doenças.

Para o naturopata é de máxima importância conhecer o indivíduo, seus hábitos, sua vida, alimentação, vida afetiva, traumas etc.  Assim teremos oportunidades de tratar com terapias preventivas ou reparadoras, visando sempre a qualidade de vida e seu retorno aos hábitos saudáveis, ancestral e naturais.

 

Todas as técnicas terapêuticas aqui contidos não têm intenção de substituir os conselhos médicos mas sim informar um método seguro e para minimizar os efeitos negativos e deter a ação dos males que acomete o organismo nos tempos de hoje onde o homem trata dos seus males e não da prevenção. Os métodos terapêuticos são mais preventivos do que curativos, mas por acréscimo trata-se do equilíbrio e restauração.

Inúmeros são os sintomas que parecem ser doença orgânica e que na realidade correspondem a uma manifestação corporal da mente como problemas cardíacos, gastrite, úlceras, herpes, câncer. A doença manifestada num determinado órgão está sendo a expressão de situações ligadas a todo contexto vivido pelo seu portador. Estamos falando de contextos nos quais se ligam as emoções, sentimentos e afetos. Uma úlcera ou um problema cardíaco ou até mesmo uma doença de pele, pode ter sido iniciado por sentimentos de alguma perda afetiva, raivas reprimidas, enfim, emoções que no passado deixaram de ser expressas de forma natural e espontânea. O método nos leva a um quadro geral que mostra o quanto nosso organismo é suscetível de ser influenciado pela “descarga psíquica”, embora seja o aparelho digestivo o que mais sofre a influência todos os elementos funcionais.

Em tais exemplos cabe lembrar que as doenças também apresentam a hereditariedade como causa em algumas situações. Em naturopatia separamos as investigações por sistema, são eles: emocional, linfático, circulatório, respiratório, memória, gastro, fígado e pâncreas, segundo a Medicina Tradicional Chinesa cada órgão é remetido a uma emoção, assim temos rim (medo), pâncreas ( preocupações), fígado (raiva), pulmão (tristeza), estômago (estresse); na mesma vertente se esse mesmo sistema estiverem em equilíbrio temos as seguintes vertentes, coração (É considerado o Supremo Controlador, pois tem a responsabilidade de tomar o comando e estabelecer a ordem da vida dentro do organismo. Constitui a sede da “psique” , da consciência, da razão, da inteligência global), fígado (Controlador do Planejamento, uma vez que organiza as ações do corpo, estabelecendo todo o seu metabolismo. Ele organiza as funções de todos os órgãos e mantém o sangue livre de toxinas de modo que possam funcionar bem.), pulmão (responsável pela purificação e regeneração do sangue e da mente), e a partir dessa metodologia entendemos porque as doenças se instalam e a necessidade do equilíbrio das funções.

Para um perfeito funcionamento do corpo, deve-se começar curando a alma. Insinuando que o corporal é inseparável do espiritual.