O francês Jacques Menetrier, pai da oligoterapia, após anos de observação e exaustivas pesquisas verificou a existência de quatro agrupamentos de sintomas, os quais classificou como diáteses funcionais. A classificação desses conjuntos de sintomas baseia-se no seu grau de acidez. O método empregado foi estudado por anos por inúmeros médicos, entre eles Jacques Menetrier e Gabriel Bertram. Desde há muitos anos que muitos médicos sabem que um certo número de doenças depende da ação de íons metálicos no organismo. Os de conhecimento mais antigo são o Fe, I, Mg, Na, Ca e K. O Dr. Ménétrier com o seu método, baseado no estudo das diáteses (predisposição do organismo para determinadas patologias), pôs em evidência não só a importância de outros íons como a noção de tratamento complexo a partir deles.
A concepção de Terapia Ortomolecular aqui apresentada utiliza vitaminas, oligoelementos, coenzimas, equilíbrio do Ph e aminoácidos para tratar, em nível molecular, as doenças do corpo (desequilíbrios) e da psique. Não se trata de uma especialidade nova, mas de um modo novo de gerenciar a saúde, cuja regra áurea é prevenir para não remediar. Cada um de nós tem um equilíbrio metabólico peculiar. A pesquisa e a preservação desse equilíbrio são as bases da ortomolecular. Por meio de uma alimentação específica, com suplementos nutricionais e micro nutricionais apropriados, a ortomolecular faz com que cada um atinja e permaneça no melhor de sua forma e saúde. Permite também visualizar uma ação preventiva ou auxiliar na terapia de problemas mais específicos ou difíceis de tratar .
Por muitos anos os oligoelementos detectados no organismo foram considerados impurezas e suas atividades ignoradas. O processo científico, contudo, tem demonstrado que vida, a saúde e a beleza são equilíbrios frágeis e dependem também de uma grande variedade de oligoelementos. Esses metais presentes no organismo como traços catalisam reações enzimáticas a nível celular. Eles são necessários para o equilíbrio biológico, assegurando a normalização das trocas metabólicas. Sua carência provoca anomalias estruturais e fisiológicas.
A vida moderna, com seus hábitos sedentários e alimentação ligeira tendo como base os produtos industrializados e o stress, favorece no homem contemporâneo a carência de oligoelementos. Por outro lado, os alimentos desnaturados e ultra processados contam uma quantidade excessiva de corantes e conservantes sintéticos nocivos à vida como já denunciado pelo Dr. Márcio Bontempo em sua magnífica obra “Relatório Orion”
A terapia nutricional e a nutrição ortomolecular propõem uma reflexão individual como complemento de soluções e progressos terapêuticos para a coletividade. Nutrir-se não é apenas ingerir alimentos. É gerir equilíbrio perfeito do organismo com ciência e prazer. O alimento passa a ser o medicamento, como o proclamava Hipócrates.
Os alimentos são a base perfeita para uma nutrição completa, mas precisamos contar com a indisponibilidade e aceitação desses alimentos, afinal nem todos tem acesso a um belo prato equilibrado de legumes, verduras, grãos e proteínas, e se o corpo já apresenta disfunções ele precisa ser regulado e equilibrado o quanto antes, e é nesse momento que as doenças se instalam. A proposta do Dr Menetrier e entender quais baixas de minerais, e vimos isso através de um gráfico chamado “mineralograma” e as causas dessas baixas, e a partir dai montamos um cronograma completo para equilibrar as disfunções e prevenir futuras patologias indesejadas.
Tive o grande privilégio de aprender toda essa ciência com a Professora Heloísa Bernardes, que trouxe essa grandiosa ciência para o Brasil. Na Europa a Ortomolecular e Naturopatia são aceitas e praticadas por muitos, alguns elementos como o Oxigênio Ativo e o Quinton fazem parte da rotina de muitos e são fundamentos geradores de saúde e bem estar. Mas seu empenho não para, firmou parceria com a Dra Eliane Magalhães no RJ para fornecer não so esses elementos mas toda a base de oligoelementos para nossa terapia. Com muita coragem implementou essas ciências aqui, aprendeu com Dr Menetrier e avança sempre suas bases de pesquisas me alimentando de informações inovadoras dessas 2 ciências que geram saúde.
Químico e biólogo francês , nasceu em Paris em 1867, faleceu em Paris em 1962. Foi chefe do serviço de química biológica no “Institut Pasteur”, Paris (1900-1962); Professor de química biológica na “Faculté des Sciences de Paris” (1905-1936); Nomeado, em 1920, presidente da “Société Chimique de France”.
Antigo interno dos Hospitais de Paris, Antigo Secretário geral da Fundação Carrel, Médico Inspector-Geral de medicina do trabalho, Presidente fundador do Centro de Pesquisas Biológicas, Membro da Sociedade de Patologia Comparada e da Associação francesa para o avanço das ciências O Dr. Jacques Ménètrier nasceu em 1908 e morreu em 1986 com a idade de 78 anos. Entre as suas numerosas publicações, ele define uma medicina que actua pela presença de catalisadores.
Médico Sanitarista. CRMRJ 52. 37259-6 e CRMDF 15.458. Especialista em Saúde Pública. Universidade São Camilo/USP-SP. Pós-Graduado em Nutrologia. Practitioner de Homeopatia. Practitioner de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa. Doutor Honoris Causa Internacional em Naturopatia. Presidente da Federação Brasileira de Medicina Tradicional. Escritor. Cadeira 28 da Academia de Letras do Brasil. Brasília-DF.
Escritora e professora de Terapia Ortomolecular e Naturopatia. Cursou na França Bioquímica na Expansion Biologique e fez inúmeros cursos como o de Oligoterapia, Cosmetologia e Naturopatia quando vivia na Europa. É Master em Ortomolecular e Oligoterapia pela Biocol em Portugal. De volta ao Brasil trabalhou na L'Orèal durante 4 anos e, depois, montou seu próprio laboratório de cosméticos e oligoelementos, a Maison Hache. Recentemente fez parceria com a Academia Européia de Medicina Natural trazendo para o Brasil, com exclusividade, o curso de Naturopatia com o diploma francês reconhecido no Brasil com RDA.